Os dados apurados pelo Bareme Internet 2013 revelam que 1,2 milhões de portugueses já acedem aos canais de televisão através da Internet. O número garante uma penetração dos serviços de TV online na ordem dos 14,3%, que traduz um crescimento significativo face a 2012, quando apenas 10,7% dos portugueses escolhiam o PC ou dispositivo móvel para ver televisão. Entre utilizadores de Internet, a penetração dos serviços de TV é hoje de 22,6%.
Os dados apurados pelo índice da Markest revelam ainda que os homens são os principais adeptos desta alternativa à forma tradicional de ver televisão. Entre as mulheres a opção é menos popular: 20,8% contra 8,5%.
Os números mostram ainda que é entre os mais jovens que é mais comum a troca do televisor pelo PC. Na faixa etária entre os 15 e os 34 anos a percentagem de espectadores que escolhe a Internet para ver televisão é de 28%.
Com a pesquisa fica ainda a saber-se que há mais adeptos deste canal de acesso a conteúdos televisivos entre as classes sociais mais elevadas (25,7%) e que é na região da grande Lisboa que a Internet é mais escolhida para ver TV (17,2%).
Outra pesquisa divulgada pela Marktest também ontem revela que 66,2% dos utilizadores de redes sociais seguem marcas nestas plataformas online. Esta é uma tendência que se intensifica junto das mulheres, dos mais jovens e das classes mais baixas.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico